Os golpes financeiros estão cada vez mais comuns e ocorrem de formas variadas. Por isso, muitas vezes é difícil identificar uma fraude.
Para se ter uma ideia, de acordo com dados da Clearsale (empresa especializada em soluções antifraude), os golpes cresceram mais de 53% em 2020. O estudo analisou 106 bilhões de transações digitais e foram identificadas 3,5 milhões de tentativas de fraude.
Afinal, como evitar os temidos golpes financeiros?
Descubra 5 dicas simples que ajudam a evitar uma possível fraude:
- Não abra ou clique em links de e-mails enviados por remetentes desconhecidos
- No caso de compras por e-commerce, confira os dados comerciais da loja e pesquise o que os demais usuários dizem sobre o local
- Quando for pagar um boleto bancário, atente-se ao código de barras (os números devem ser idênticos na aba superior e inferior), confira todos os dados e verifique possíveis erros de português.
- Se precisar fazer um empréstimo, desconfie de contatos ativos oferecendo condições vantajosas. Prefira sempre fazer o processo por um canal oficial da instituição.
- Em caso de cartão de crédito, cuide da sua senha e nunca peça ajuda a estranhos. Se possível, configure a confirmação de compras via SMS ou push.