O que você precisa saber sobre o golpe do parente no WhatsApp?

O WhatsApp é uma ferramenta muito útil para a comunicação de um modo geral, contudo, ele também pode ser usado para atividades criminosas. Um bom exemplo disso é o conhecido golpe do parente no WhatsApp, no qual uma pessoa se passa por um familiar no intuito de pedir dinheiro emprestado.

É por essas e outras que a atenção deve ser redobrada diante de mensagens incomuns, mesmo que a foto de perfil seja de alguém que você conheça. Para se ter uma ideia, um levantamento da empresa de segurança digital PSafe, realizado em 2020, estimou que, em apenas 1 mês, 453 mil pessoas tiveram o WhatsApp clonado ou tiveram a conta falsificada – uma média de 15 mil vítimas por dia.

golpe do parente
O WhatsApp é uma ferramenta muito útil para a comunicação de um modo geral, contudo, ele também pode ser usado para atividades criminosas, como o golpe do parente no WhatsApp.

Como funciona o golpe do parente no WhatsApp?

A dinâmica desse golpe é relativamente simples: o criminoso cria uma conta no aplicativo de mensagens utilizando um número novo e registra as informações da vítima, ou seja, utiliza o mesmo nome, a mesma foto e até o mesmo status. 

Depois disso, ele entra em contato com os familiares da pessoa, enviando uma mensagem se passando pela vítima e dizendo que trocou de número. Logo em seguida, o criminoso pede dinheiro emprestado, geralmente simulando uma situação de emergência. 

Caso você tenha conhecimento que alguém está se passando por você no WhatsApp, informe os seus contatos imediatamente (inclusive em outras redes sociais). Também é recomendado abrir um boletim de ocorrência e contatar a sua operadora de telefonia para avisá-los que o número em questão está sendo usado para a aplicação de golpes. 

Compartilhe!

Ultimas edições

Seja bem vindo(a)!

Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Como podemos lhe ajudar?

Precisa de ajuda?

Pular para o conteúdo