Uma das grandes dúvidas que paira sobre a mente das pessoas é em relação a melhor forma de pagamento para suas compras. Afinal, qual método é mais vantajoso: parcelado ou à vista?
A verdade é que não existe uma regra mágica para definir o que vale mais a pena, ou seja, vai depender das condições financeiras de cada pessoa. Quer entender melhor? Confira o conteúdo até o fim!
Você deve escolher pagar parcelado ou à vista?
Para decidir como fazer seus pagamentos devidos, o consumidor precisa conhecer a sua real situação financeira, pois isso evita decisões equivocadas e o comprometimento do orçamento mensal.
-
Pagamento a prazo
Em muitas situações, o pagamento à prazo é indicado para aquelas compras emergenciais, que fogem do planejamento mensal. Isso porque, normalmente, as pessoas não têm a quantia completa para quitar a dívida de uma vez.
Apesar de ser uma alternativa muito comum, vale uma ressalva: é preciso analisar o quanto as prestações irão comprometer os meses subsequentes, garantindo que o orçamento não seja prejudicado.
O pagamento parcelado é indicado mediante uma análise: ao pagar à vista, ficarei completamente sem dinheiro? Se a resposta for sim, opte pelo parcelamento.
-
Pagamento à vista
Caso a sua situação financeira seja confortável e você tenha a possibilidade de pagar o montante completo sem colocar o orçamento mensal em risco, esse método pode ser muito vantajoso.
O pagamento à vista permite evitar fugir dos temidos juros, além de possibilitar uma negociação sobre o valor da compra. E não é só isso: você ainda garante tranquilidade para os próximos meses.
Uma boa dica para conseguir fazer compras à vista é: poupe primeiro, compre depois. Assim, você consegue limitar suas compras parceladas apenas para situações emergenciais.
Quer conhecer boas opções de investimentos para poupar dinheiro? Entre em contato com a nossa equipe e descubra as modalidades disponíveis na Magiscred!